terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Tipologia Textual - Expor


Características da Tipologia Textual “Expor”

O texto expositivo traz informações sobre um fato ou objeto específico, a descrição e enumeração de suas características permite ao leitor identificar o tema central do texto. Nesta tipologia não há necessidade de convencer o leitor em relação ao posicionamento do autor sobre o texto, pois se trata apenas da exposição de conhecimentos, ideias e pontos de vista.

É relevante ressaltar que este texto aborda muitas informações sobre o tema em questão, é um texto abrangente e utiliza-se de linguagem clara e objetiva para compreensão do público em geral. É interessante especificar conceitos e definições, trazer exemplos dos assuntos abordados, recorrer a enumerações, comparações e contrastes para esclarecer conceitos e descrever características. Exemplos abaixo:

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Enciclopédia

Cervo-do-pantanal (nome científico: Blastocerus dichotomus), também chamado suaçuetê, suaçupu, suaçuapara, guaçupuçu ou simplesmente cervo, é um mamífero ruminante da família dos cervídeos e único representante do gênero Blastocerus. Ocorria em grande parte das várzeas e margens de rios do centro da América do Sul, desde o sul do rio Amazonas até o norte da Argentina, mas atualmente, a espécie só é comum no Pantanal, na bacia do rio Guaporé, na ilha do Bananal e em Esteros del Iberá.” Fonte: (Wikipédia)
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Entrevista com Yolanda Reyes - Especialista colombiana em fomento à leitura e formação de leitores diz que a garotada está distante da literatura porque a cultura contemporânea conspira contra tudo o que não tem utilidade imediata.
Nova Escola
De acordo com sua experiência com formação de leitores, qual a relação dos jovens com a leitura?

Yolanda Reyes
Na Colômbia, tal como em outros países, incluindo o Brasil, uma característica antiga da Educação marca a aproximação desse público com os livros: o ato de ler é orientado para fazer provas. Isso vincula a literatura à aprendizagem memorizada e à ideia de que os livros precisam estar sempre ligados à escola e à obrigação de ler para fazer algo depois. Os jovens leem e escrevem bastante, mas têm pouco contato com os livros na vida fora da escola. Eles acessam outros suportes, como celular, blogs, Facebook, e trocam mensagens o tempo todo. Ou seja, têm mais relação com a leitura para a comunicação do dia a dia, por vezes superficial, e não com a leitura para decifrar a vida - que tem a ver com a literatura.

Nova Escola
Trabalhar com leitura e literatura na escola é tarefa do professor da disciplina de Língua Portuguesa?

Yolanda Reyes
Não só dele. É de todos porque ler tem a ver com o mundo da informação das diversas ciências e campos do conhecimento, com conectar coisas, saber como outras pessoas resolveram problemas, o que sentiram e o que viram, inclusive as que viveram há muito, muito tempo. O problema é que nem todos os educadores leem e para formar leitores é preciso, antes de mais nada, ser um leitor. Também é papel deles ensinar os alunos a interpretar, fazer inferências e, como disse o escritor, sociólogo e crítico literário francês Roland Barthes (1915-1980), ler levantando a cabeça. Quer dizer, ler nas entrelinhas e fazendo pausas para escutar a própria voz.

https://novaescola.org.br/conteudo/2143/entrevista-com-yolanda-reyes

3 comentários:

  1. É um tipo de texto que apresenta informações fatos específicos; expõe ideias. Não há a interferência do autor.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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