quinta-feira, 5 de abril de 2018

Diferenças entre língua escrita e falada, linguagem formal e informal

Língua e comunicação
Língua Escrita Língua Falada
1 - Adquirida, sobretudo, na escola 1 - Adquirida no lar, de modo natural
2 - Empregada apenas em determinadas circunstâncias 2- Usada no dia a dia, espontaneamente
3 - Emissor e receptor nem sempre estão presentes 3 - Emissor e receptor estão presentes, em um tempo e lugar,
no ato da conversa
4 - Repetições, frases inacabadas e formas contraídas são  4 - Ocorrem repetições de palavras, frases inacabadas e formas
evitadas contraídas (tá, né, cê etc.).
5 - Emprega sinais de pontuação e recursos visuais 5 - Acompanhada de entonação de voz, gestos, pausas, mímicas
6 - Formada por letras e sinais gráficos, tais como: acento 6 - Formada por fonemas
agudo, cedilha etc.
Nível Formal (culto) Nível Informal (coloquial)
Isso é para você Isso é pra você
Você contou a notícia para ela? ou Você lhe contou a notícia? Ocê contou a notícia pra ela?
Cláudia não liga para o namorado Cláudia não liga pro namorado
É bom para você ir vê-lo É bom você ir ver ele
Vou encontrá-los Vou encontrar com eles
Nós quebramos o vidro A gente quebrou o vidro
Papai nos deu dinheiro Papai deu dinheiro pra gente
Domingo, nós devíamos ter ido lá Domingo, nós devia ter ido lá
Eu estou aqui Eu aqui
O que você está pensando? pensando o quê?
Aonde você vai? (quem vai, vai a algum lugar) Onde cê vai?
Afagasalha-te que está frio Se agasalha, que frio
Empresta-me o teu caderno? Me empresta o seu caderno
Deixe-me sair Me deixa sair - Deixa eu sair

Um comentário:

Vídeo - Semana SEI - Tema Bullying