quinta-feira, 4 de junho de 2020

Retrato - Cecília Meireles

Clique no link abaixo para ouvir o audiobook  e aproveite para ouvir onde e quando quiser.

Você pode ouvir na sala, no quarto, no quintal, na chuva, na fazenda, lavando louça, cuidando do irmãozinho...




30_Cecília Meireles Retrato_Pulo Autran_4 séculos de poesia .wma


Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?
Cecília Meireles , Antologia Poética. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.

51 comentários:

  1. Este poema trás um pouco da melancolia do mundo, uma sensaçao monotuna, como se fosse um rio que um dia corria e hoje já não corre mais. Acho que pode até mostrar um pouco do que vivemos nos dias atuais, um exemplo são os adultos que antes andavam apressados nas ruas e agora tem que se adaptar com um rotina nova trancados em suas proprias casas.Outro exemplo são os proprios adolecentes que um dia já se conheceram mas hoje ja não sabem quem são ou o que irão se tornar.

    ResponderExcluir
  2. Este poema me trais a sensação de alguém que está melancólico, de alguém que está perdido dentro de si mesmo,que não se reconhece mais.
    Rebeca Jacinto Gonçalves,n°32,9°B

    ResponderExcluir
  3. Este poema trás um pouco da melancolia do mundo, uma sensaçao monotuna, como se fosse um rio que um dia corria e hoje já não corre mais. Acho que pode até mostrar um pouco do que vivemos nos dias atuais, um exemplo são os adultos que antes andavam apressados nas ruas e agora tem que se adaptar com um rotina nova trancados em suas proprias casas.Outro exemplo são os proprios adolecentes que um dia já se conheceram mas hoje ja não sabem quem são ou o que irão se tornar. De Julia Jacinto Gonçalves 9°A

    ResponderExcluir
  4. Esse poema passa uma ideia melancólica, também notamos a presença da primeira pessoa na qual a autora utiliza para descrever seu próprio rosto demonstrando a sua tristeza no seu olhar e seu jeito de agir, o seu jeito de se expressar que nem ela mesmo a reconhece, notamos também uma mudança tanto no intimo como fisicamente da autora, esse poema nos faz refletir e pensar se estamos sendo nós mesmos ou estamos tentando nos esconder por trás de uma máscara ocultando nossa verdadeira face na qual é revelada assim que nos olhamos no espelho, esse poema me faz pensar em ser eu mesma e curtir cada momento da minha vida sem medo do que pessoas irão dizer e pensar, sem medo do que eu irei me tornar no futuro, pois tem momentos em nossas vidas que não volta mais e fica guardado pra sempre em nossas memórias sendo real ou imaginários como um retrato algo eternizado, gravado e parado como diz no poema e no título.
    Sabrina morgado 9°C N:33

    ResponderExcluir
  5. O poema me trouxe a sensação de alguém que está abalado ou carente, e que está mudando, tanto por pensamentos, como também fisicamente, e isso me mostra como devemos aproveitar todas as oportinidades que a vida nos dá,pois tudo é uma questão de tempo, um dia estamos bem, e no outro nem tanto, e está tudo certo, pois é da natureza do ser humano.

    ResponderExcluir
  6. O poema me trouxe a sensação de alguém que está abalado ou carente, e que está mudando, tanto por pensamentos, como também fisicamente, e isso me mostra como devemos aproveitar todas as oportunidades q a vida nos dá, pois tudo é uma questão de tempo, um dia estamos bem, no outro nem tanto, e está tudo certo, pois é da natureza do ser humano.

    Isabella Zamian Da Silva
    N°19
    Série:9C

    ResponderExcluir
  7. o poema se trata (na minha opiniao) de uma pessoa que quando olhou para si mesmo nao se reconheceu, do jeito que e contado no poema simplesmete parece que a pessoa trocou de corpo com outra. da medo tipo um dia vc esta normal de boa tomando um todinho e quando vc acorda vc nao se reconhece mais
    felipe braz macedo n11 9c

    ResponderExcluir
  8. A autora do poema traz uma sensação de tristeza, desespero e até mesmo medo. E estamos passando por algo parecido nos dias atuais, já que famílias estão passando por problemas.
    O poema mostra uma pessoa mudada psicologicamente e fisicamente e, que agora é uma nova pessoa. Por isso a frase "Em que espelho ficou perdida a minha face?"
    Kauan Piacente N°18 9°anoB

    ResponderExcluir
  9. Eu não senti nada, porém percebi que o autor parece triste com sua situação atual. Nicolas Robert Juca n°29

    ResponderExcluir
  10. O autor transparece estar frustrado! Por ter mudado, de forma "tao simples, tao rapido, tao certa".
    Ele parece estar extremamente descontente com sua forma atual.Com sua ultima fala ele me faz entender que ele esta fazendo referencia a ele do passado, provavelmente se referindo a sua infancia.
    Nicolas Robert Juca n°29

    ResponderExcluir
  11. O poema traz a sensação de tristeza, a autora quis mostrar seus sentimentos, ela quando fez estava se perguntando quem sou eu?
    não conseguia se achar... assim se comparando com seu ¨eu do passado¨
    em minha opinião antes era uma pessoa alegre, feliz com a vida, mas depois sua vida mudou se tornando um mar de tristeza, solidão,medo e angustia .
    Solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento.
    assim também mostrando o que estamos vivendo nesse instante: isolamento,vazio,tristeza e medo
    nesse momento paramos para refletir e pensar para ver como somos verdadeiramente assim sem pressa e a correria da vida


    ResponderExcluir
  12. esse poema me traz tristeza e verdades que alguns vive de isolamente de estar sozinho de se sentir perdido ser saber o que fazer. nathalia Helena 9º B n 27

    ResponderExcluir
  13. A autora retrata uma tristeza, uma solidão uma reação após uma mudança drástica. Nos indentificamos com está situação
    Fernando 8C

    ResponderExcluir
  14. O poema trás uma sensação muito triste porque ela mostra o seu eu como esta hoje com o de antes, na minha opinião ela era uma pessoa que tinha forças pra tudo, era alegre em qualquer situação, bonita etc... e o tempo mudou ela trazendo um mar de tristezas para dentro dela e ficou isolada,aozinha sozinha.
    E parei para refletir como minha vida era antes e hoje, a vida muda a gente, mas temos que ter fé que um dia venceremos o que estamos passando hoje, o amanhã só pertence a Deus.
    Essa foi minha opinião sobre esse poema;

    Pergunta: escreve no caderno?
    Kariolaine carla da silva n 22 9A

    ResponderExcluir
  15. Traz uma sensação d tristeza,pois a autora é alguém com marcas do passado, que se deixou envolver em tristeza, e se transformou em alguém rancorosa
    Bruna gregorio número 7 nono b

    ResponderExcluir
  16. Cecília meireles neste poema retrata a vida de uma forma muito simples e ao mesmo tempo tão profunda. de repente nos olhamos no espelho nem percebemos como a vida passou, como as nossas experiências de vida foram nos transformando no que hoje nos tornamos, um dia estamos jovens cheios de sonhos e ideais no outro olhamos no espelho e nos de paramos como a vida nos deixou, nossos sofrimentos, nossas frustrações, nossas conquistas... a vida passou. Lívia Gardesani Nº24 9°B

    ResponderExcluir
  17. quando li isso senti que a autora sente que se perdeu ao longo da vida ela sente que perdeu o brilho que havia nela pois com o decorrer de suas experiencias de vida ela acabou deixando um pouco de si pelos seus problemas

    ResponderExcluir
  18. Ouvindo este poema se percebe que ele não se deu conta que a mudança em seu corpo aconteceu e que ele gostaria de voltar e descobrir em que espelho sua face ficou
    Larissa Alves 9B

    ResponderExcluir
  19. Me trouxe uma sensação de carisma e tristeza ao mesmo tempo quê pode estar mudando tanto com psicologicamente quanto fisicamente e acontece com muitos na vida real então devemos aproveitar muito nossa vida pois ninguém sabe o dia de amanhã essa foi minha opinião

    Danilo N°7
    9°ano C

    ResponderExcluir
  20. No poema a personagem se sente perdida, pois não está mais se reconhecendo. Pra mim ela perdeu algo ou alguém muito importante que fez com que ela perdesse as esperanças, o brilho no olhar etc. Quando ela pergunta: "Em que espelho ficou perdida minha face?" dá a entender que ela não sabe como chegou a esse ponto. Na vida muitas vezes desistimos de algum sonho ou de alguma parte de nós mesmos, porém não devemos abrir mão de quem somos, pois isso é a nossa essência, oque nos diferencia dos demais.

    Isabelle Milena de Freitas n20 9C

    ResponderExcluir
  21. No poema da a entender que ela está muito triste por algo que tenha acontecido na vida dela. O poema quer dizer pra aproveitar enquanto temos as coisas e nunca deve desistir daquilo que você sonha,essa é minha opinião
    Leonardo n25
    9°A

    ResponderExcluir
  22. Entende-se que a autora não percebeu essas mudanças físicas e emocionais por muito tempo e quando ela percebeu isso não estava mais reconhecendo e se sentiu triste pois tinha perdido seu brilho de antes

    Beatriz Cassiano Perez Número 4 nono b

    ResponderExcluir
  23. Nesse poema pelo jeito como ela diz, parece que esqueceu de dela mesmo, não percebendo como mudou quando ficou mais velha. É um poema triste, mas também para refletir sobre si mesmo.

    Samara Ilana n36 9A

    ResponderExcluir
  24. nesse poema o eu lírico parece triste e cansado,do jeito falado parece que ela se perdeu de si mesma e não sabe quando,algo muito marcante pose ter acontecido em sua vida para ela ter perdido as esperanças,o poema é meio depressivo mas ajuda a refletirmos sobre quem somos.

    Nathalia Lima N28 9B

    ResponderExcluir
  25. No poema cecilia retrata uma fala sobre, provavelmente sua mudança com o tempo que fez perceber o quanto ela mudou ao envelhecer, assim nem ela se reconhece mais, tentando lembrar em que espelho deixou sua face.

    Julia Rodrigues 9°A n21

    ResponderExcluir
  26. No poema de Cecília Meireles percebemos que a mesma se encontra um tanto melancólica e reflexiva comparando seu eu do passado com seu estado atual,ela parece conformada com suas mudanças reconhecendo que isso foi causado pelo tempo e ao que parece pelas circunstâncias e ao mesmo tempo não se reconhece quando diz "em que espelho ficou perdida a minha face",a autora ao que podemos ver era agitada,alegre, tinha os olhos cheios e os lábios doces, mas com as tristezas resultou em como ela se descreve no poema "assim calmo,assim triste...nem esses olhos vazios,nem o lábio amargo". O poema por mais triste que pareça, consegue refletir a situações que já passamos e nos mostrar o quão importante é darmos valor a nós mesmos e aproveitar tudo o quanto pudermos já que n sabemos quando obstáculos irão chegar.

    Rafaela n°33 9°A

    ResponderExcluir
  27. No poema Cecília retrata uma fala sobre sua mudança com o tempo que fez perceber o quanto ela mudou ao envelhecer,ela nem se reconhece mais
    Yasmin n°35 9°C

    ResponderExcluir
  28. O poema de Cecilia Meireles é um poema que fala sobre a vida que passa e vamos ficando mais velhos e mudado com o tempo. E ela que não era assim quando quando mais jovem e que queria ter que não tivesse envelhecido e mudado assim, queria ter ficado com a aparência jovem e se lamenta por isso.

    Leticia Kazue Holiguti N´23

    ResponderExcluir
  29. o poema reflete uma angustia, de não se reconhecer, de simplesmente não sentir, de querer voltar ao passado , de estar viva e não viver

    Ana Beatriz Correia n1 9 anoB

    ResponderExcluir
  30. O poema parece melancólico,pelas palavras que a autora falava dava para perceber que o corpo dela estava diferente (estava ficando idosa),ela tinha saudades de quando ela era mais jovem.VICTOR ROBERTO 9-B n-35

    ResponderExcluir
  31. a autora retrata a vida dela atual, triste, fraca e solitária, da a sensação de que ela jamais queria envelhecer, pois ela amava ser jovem. Temos que aproveitar bem nossa vida, pois quando menos esperamos o tempo passa rápido, sem percebemos.

    João (19) 9ºANO A

    ResponderExcluir
  32. Esse poema passa a sensação de alguém que já não é a mesma de antes, parece que ela já não é tão viva ou alegre como antes, agora ela é alguém abalada, e ela não percebeu como ficou assim, é isso que eu acho sobre esse poema
    Rodrigo Dantas Pamplona Júnior N°32 9°ano C

    ResponderExcluir
  33. Eu entendi que o poema fala sobre algumas mudanças do ser humano

    ResponderExcluir
  34. Esse poema passa a sensação de que ela não é a mesma pessoa de antes feliz e sim triste e abalada

    Bruno Fernandes Ribeiro n 09 9°ano B

    ResponderExcluir
  35. Ela estava envelhecendo e isso estava fazendo mal a ela, porque ela queria ser jovem. Temos que aproveitar a vida, pois o tempo passa rápido e nem percebemos
    Laysla Praxedes N°21- 9°B

    ResponderExcluir
  36. Eu entendi que se trata de uma pessoa que envelheceu, olha no espelho e não se reconhece mais como quem já foi antes, ativa, forte, feliz.
    Procura nas suas marcas da velhice a vitalidade que já teve e nem percebeu como o tempo passou tão rápido, hoje se vê triste, sem forças e procura no espelho a juventude que perdeu.

    ResponderExcluir
  37. para mim esse poema demonstra uma pessoa que esta em uma situação de decepção, tristesa, angustia, algo que traz para ela uma desepção e por esse motivo não consegue se encontrar dentro de si mesma.

    giovanna lopes n14 9°C

    ResponderExcluir
  38. para mim esse poema me faz refletir, sobre tudo o que passamos, sobre quem nós somos, quem nós eramos, eu gosto muito desse tipo de poemas, pois faz eu refletir muito bem sobre quem eu sou e quem eu serei daqui para frente, devemos ajudar, devemos a alegria que contagia e o amor que promove, devemos ter uma vida intensa e bonita enquanto durar. willian, n39 9ºA

    ResponderExcluir
  39. Parece que a pessoa está sentindo falta do jeito que ela era
    Joaquim Ferreira Nº16 9ºB

    ResponderExcluir
  40. O texto trás uma reflexão muito boa sobre como as pessoas tem perdido sua essência diante de tantos problemas e conflitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O poema por mais triste que pareça, consegue refletir a situações que já passamos e nos mostrar o quão importante é darmos valor a nós mesmos e aproveitar tudo o quanto pudermos já que n sabemos quando obstáculos irão chegar.
      Wescley. N34

      Excluir
  41. O texto nos faz refletir bastante da perda da essência de ante do nossos problemas e conflitos ,a vida passa e vamos ficando mais velhos e mudado com o tempo, o poema mas triste que pareça consegue refletir a situações que já passamos e nos mostrar o quão importante é dar valor a nós mesmo e aproveitar tudo o quanto podermos já que não sabemos quantos os obstáculos irão chegar. Maria Eduarda Silan Volpato N°30 9°Ano C

    ResponderExcluir
  42. O poema trás um as de melacolia,parece que ela não se conhece mas que ela chegou no fundo do poço e não sabe que fazer pois está perdida em si.

    ResponderExcluir
  43. O poema deu a pensar que aconteceu algo muito triste e que ela já não é a mesma que era antes, que ela ficou perdida no passado e não consegue se achar e que vamos passar por muitas coisas dificeis na nossa vida e que ela era uma pessoa muito feliz. n12 9B

    ResponderExcluir
  44. Esse poema demonstra que uma pessoa está com ar de tristeza,angústia,decepção, por ela não conseguir se encontrar em si mesma
    Andressa Yone lorete n05 9C

    ResponderExcluir

Vídeo - Semana SEI - Tema Bullying