Resenha da aluna - Thyelly K. L. Oliveira - 9ºC
Livro: Bal Des Folles ( baile das loucas), um best seller francês
Título: Dura realidade “O baile das loucas”
Essa obra baseada em fatos reais, lançado em 2021 fora escrito pela escritora francesa Victória Mas.
Um livro rápido com uma escrita maravilhosa de 210 páginas que conta a história de Eugénie no século XVIII, uma garota sonhadora com espírito livre é obrigada a se casar.
Ela descobre que consegue ver espíritos. O pai de Eugéne ao saber dessas visões e já bravo por ela não querer se casar a envia para o hospital psiquiátrico feminino Salpêtrière, na França, que foi construído no século XVII.
Em Salpêtrière não eram internadas apenas mulheres consideradas loucas, mas também mulheres que enfrentavam a sociedade machista, as que eram consideradas à frente de seu tempo, mulheres que não eram aceitas simplesmente por terem comportamentos considerados inadequados por seus familiares e pela sociedade, até prostitutas eram aprisionadas lá.
O Hospital de Salpêtrière existe até hoje, como centro hospitalar universitário, famoso por ser o local onde foi levada e faleceu a princesa Diana, após seu acidente de carro.
Charcot foi professor e chefe de serviço de medicina interna de Salpêtrière durante 20 anos, ele apresentava palestras públicas semanais, onde realizava tratamentos de mulheres histéricas. Esses tratamentos eram realizados de forma cruel e desumana, ele costumava fotografá-las nuas e sem o consentimento das mesmas. Existe um quadro famoso que retrata uma das apresentações de Charcot.
Em um primeiro instante achamos que o tratamento que elas passam seja o que mais lhe afetam, porém é notório pelo diálogo das personagens que são os sentimentos que demonstram serem os mais profundos.
Ler este livro foi uma experiência profunda, onde fiquei abismada, surpresa e pensativa, foram tantos sentimentos transmitidos nessa leitura, foram abordados temas surpreendentes como o abuso físico e psicológico dessas pacientes.
O livro ganhou um filme, uma produção francesa, com elenco magnífico, o roteiro é fiel ao livro, com algumas alterações, além de que apresenta a cena perfeitamente parecida ao quadro de André Brouiller representando as apresentações de Charcot.
Nenhum comentário:
Postar um comentário