segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Diversidade e Equidade: vamos conversar sobre!
















O projeto Diversidade e Equidade: vamos conversar sobre! será um importante passo para ampliar e potencializar a reflexão a respeito do racismo e dos seus impactos na vida cotidiana. Uma das premissas do projeto é a construção de estratégias educativas que visem o combate do racismo como um compromisso de todos(as) educadores da Diretoria de Ensino Campinas Oeste, independentemente do seu pertencimento étnico-racial ou do seu componente curricular. O principal objetivo é que se promova ações educativas nas Unidades Escolares e venham contribuir na desconstrução nas formas de pensar e agir que foram historicamente naturalizadas. O racismo é um fenômeno relativamente novo e um dos temas mais complexos da atualidade. E é imprescindível saber que: 

(...) nos tempos primitivos, até por volta da Idade Média, a discriminação baseava-se em fatores religiosos, políticos, nacionalidade e na linguagem, e não em diferenças biológicas ou raciais como acontece hoje. Era o “fiel” contra o “pagão”, o “cristão” contra o “muçulmano” ou mesmo contra o “judeu”. Observe, portanto, que o motivo era religioso, de nacionalidade, etc., mas nunca racial. (MUNANGA, 2005, p. 39) 

Os professores Francislene (língua portuguesa) e Maurício (história) trabalharam diferentes questões sobre o racismo com todos os anos/séries da escola.

Avaliação Fluência Leitora


"Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e, sempre que possível, fazer dele um amigo."

Hermann Hesse


Espaço preparado com muito carinho para que nossos alunos dos 6ºs anos possam fazer com bastante tranquilidade a prova de fluência leitora.

Texto Concurso EPTV na Escola 2022

E. E. Dr. Disnei Francisco Scornaienchi. Aluna: Sara Castro Sales - 9º ano B


Título da Redação: Meu corpo, meu olhar, minha verdade

"Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?" Há um tempo não tão distante, essa pergunta facilmente teria uma resposta negativa, tendo em vista que não havia tantas influências externas servindo como uma âncora para sua autoestima. Porém, atualmente, grande parte da sociedade possui redes sociais, o que gera opiniões sobre a aparência alheia, tornando o interlocutor muito mais suscetível a pensamentos maléficos em relação a si mesmo e aos outros.

Grande parte das mídias sociais, em que as pessoas estão excessivamente expostas, disseminam o corpo perfeito e irreal, com propagandas demasiadamente fictícias, que são a causa de muitos transtornos psicológicos na população.

Segundo pesquisa publicada em 2020, pelo The Wall Street Journal, 33% dos usuários do Instagram e 11% dos usuários do Facebook acreditam que as plataformas causam distúrbios relacionados a imagem corporal. Essa pesquisa foi realizada pelas próprias redes em questão e os dados mostram uma realidade perturbadora que deve ser estudada, pois numa rede em que a população passa metade da vida em frente a uma mídia social, segundo pesquisa realizada pelo PoderData, em out/2021, 45% dos brasileiros permanecem horas no celular por dia. Alguns depoimentos como: “fiquei dias sem comer para caber nesse vestido” ou “emagreci 10 quilos em uma semana” são extremamente prejudiciais à saúde.

Portanto, é possível concluir que as redes sociais podem ser extremamente prejudiciais se forem usadas de forma impensada e, para tornar o local mais seguro e sustentável, é preciso empatia e apoio entre os usuários, além dos produtores de conteúdos serem mais fiéis à realidade, honestos com seus seguidores e terem real preocupação com a verdade e qualidade do que publicam.

sábado, 3 de setembro de 2022

Eletiva - De malas prontas para... O Brasil

 Eletiva para o 9º ano - Professoras: Francislene/Língua Portuguesa e Silvia: Ciências

A proposta é trabalhar a copa do mundo e conhecer melhor nosso país, os alunos também fazem pesquisas e apresentam material para conhecimento de todos.

Na aula do dia 01 de setembro os alunos apresentaram alguns jogadores e suas fichas técnicas e informações sobre a região Centro-Oeste do país.



Pizza Literária - 9ºB


 



Pizza Literária - 9ºA

 Leitura da obra - Os Miseráveis - Victor Hugo

Lemos a adaptação de Walcyr Carrasco

Leitura compartilhada nas aulas de Língua Portuguesa.





“Sobre métodos para se rezar, todos são bons, desde que sejam sinceros. Feche este livro e você está no infinito.”

“Ensine aos ignorantes tanto quanto puder; a sociedade é culpada por não prover educação universal gratuita, e deve responder pela escuridão que produz. Se uma alma é deixada na escuridão, pecados serão cometidos. E a responsabilidade não é de quem comete o pecado, mas daqueles que causam a escuridão.”

“Viajar é um constante nascer e morrer.”

“A maior felicidade da vida é termos a convicção de que somos amados.”

“Pobres daqueles que só amam corpos, formas e aparências. A morte levará tudo deles. Procure amar almas, você as encontrará de novo.”

“Um cético cedendo a um crente é algo tão simples quanto a lei das cores complementares. O que nos falta nos atrai. Ninguém ama a luz como um homem cego.”



Gincana Cultural e Esportiva




Projeto - Meu Tesouro das férias