quarta-feira, 7 de março de 2018

Lusofonia: redescobrindo a Língua Portuguesa através das Regiões Brasileiras

Esta publicação é para nossos alunos da eletiva: Lusofonia: redescobrindo a Língua Portuguesa através das Regiões Brasileiras, queremos lembrá-los de trazer  na próxima terça-feira material de comunicação verbal, não verbal e mista conforme havíamos combinado. Abaixo algumas informações sobre o curso. 

A eletiva será desenvolvida ao longo do primeiro semestre de 2018

Linguagens e Códigos - Francislene de Fátima Naves/Língua Portuguesa
      Ciência Humanas    - Juliana de Oliveira Rodrigues/Geografia 
      
      A disciplina eletiva “ Lusofonia: redescobrindo a Língua Portuguesa através das Regiões Brasileiras”, objetiva proporcionar aos educandos dos 8ºs e 9ºs anos o conhecimento em relação ao processo da comunicação humana e principalmente um aprofundamento em relação à história da nossa língua, o processo de construção, nossas influências, os países lusófonos, as variedades linguísticas, a cultura de cada região brasileira (danças, alimentos, vestimentas, dialetos, sotaques entre outros).
      Portanto é de extrema relevância conhecer nossa história e o processo de construção de nossa língua pátria. O fato de nosso país ser resultante de um processo de invasão e dominação, que mais tarde veio a ser chamado de colonização, nos ajuda a compreender como essas transformações se deram, resultando no idioma que utilizamos nos dias atuais. Compreender que estas transformações refletiram na melhora de nossa comunicação, que nos permite transmitir nossas descobertas e conhecimentos de geração a geração. É importante reconhecer as diferentes influências a que nossa língua foi e ainda é submetida, já que a língua é viva e está em constante transformação e construção.  Para isto, vamos utilizar o conhecimento geográfico através das regiões brasileiras, a fim de buscarmos essas transformações da língua a partir da cultura, costumes dos povos de cada região, considerando também os fluxos migratórios, que contribuem para o enriquecimento cultural e linguístico de um povo. Outro importante ponto a ser discutido é saber transitar entre a língua padrão e a coloquial de forma clara, livre de preconceitos sabendo em que momentos cada uma delas deve ser empregada, pois o domínio de nossa língua é fundamental para a formação de um cidadão pleno e consciente.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeo - Semana SEI - Tema Bullying